Tem tax free em Londres?

Uma dúvida super comum de quem está planejando uma viagem para Londres é: será que existe tax free para turistas? Afinal, muita gente que viaja para países da União Europeia aproveita para recuperar parte dos impostos pagos nas compras. Mas será que isso também vale para o Reino Unido depois do Brexit? 🤔

Como funciona o tax free no Reino Unido?

Até 2020, turistas de fora da União Europeia podiam pedir o reembolso do VAT (Value Added Tax), o equivalente ao nosso IVA/ICMS, em algumas compras feitas em lojas cadastradas. Porém, depois do Brexit, o governo britânico mudou as regras.

👉 Desde janeiro de 2021, o tax free para compras em lojas físicas no Reino Unido foi abolido. Ou seja, atualmente, turistas não conseguem reaver o imposto pago em roupas, eletrônicos, cosméticos ou outros produtos comprados em Londres.

E as compras no aeroporto?

Aqui vem uma boa notícia: em alguns casos, ainda é possível comprar sem pagar o VAT nos aeroportos britânicos. Isso funciona especialmente em lojas duty free, que vendem perfumes, bebidas alcoólicas, chocolates e alguns eletrônicos. Mas vale ficar de olho, porque a seleção de produtos não é tão variada quanto nas lojas do centro de Londres.

Vale a pena comprar em Londres mesmo sem tax free?

Mesmo sem a devolução do VAT, Londres continua sendo um paraíso para compras! 🛍️
Vale a pena pesquisar antes nos sites das lojas. Você pode comparar o preço de um produto em algum país da União Europeia e no Reino Unido. Pela minha experiência, já aconteceu de, mesmo sem o tax free, o preço final — considerando a conversão para o real — sair mais barato no Reino Unido.

Portanto, não descarte de cara a opção de comprar no Reino Unido, principalmente porque algumas lojas oferecem maior variedade e produtos diferentes se comparados ao Brasil ou a outros países europeus.

No fim das contas, pode não ter reembolso de imposto, mas a experiência de fazer compras em Londres continua valendo muito a pena.


E o tax free em outros países da União Europeia?

Outro ponto a ser considerado é que o prazo para pedir o reembolso nos países da União Europeia é de até 3 meses após a compra. Isso significa que você pode, por exemplo, viajar para outros países, inclusive para o Reino Unido, e só depois — na saída definitiva, ou seja, no retorno para o Brasil — solicitar o tax free.

Então, se você estiver planejando visitar outros lugares, seja na chegada ou na saída, entrando por Portugal ou Madri, pode aproveitar para fazer suas comprinhas e, antes de seguir para o Reino Unido, solicitar o tax free.

Vale a pena se planejar e pesquisar tudo antes de sair do Brasil. Assim, você já terá um roteiro para economizar nos produtos que deseja comprar e pagar mais barato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *